terça-feira, 22 de março de 2011

Top 15: Os melhores filmes baseados em livros

Hoje trarei para vocês uma lista das minhas 15 melhores adaptações literárias para as telonas, assim vocês também poderão assistir/ler e dar as suas opiniões!

15. A mulher do Viajante do Tempo

O livro de Audrey Niffenegger teve sua adaptação cinematográfica dirigida por Robert Schwentke no filme 'Te Amarei Para Sempre', lançado em 2009 nos Estados Unidos. O longa conta com Rachel McAdams e Eric Bana nos papeis principais.


14. Coraline

Coraline é um filme de animação dirigido por Henry Sellick – O mesmo diretor de O Estranho Mundo de Jack. Para aqueles que já assistiram, notaram que o filme é bem extravagante e obscuro. O filme foi adaptado do livro de Neil Gaimen, considerado pelo jornal inglês Telegraph um dos 100 livros que toda criança deveria ler!



13. Entrevista com o Vampiro

Entrevista com o Vampiro é o primeiro livro da série Crônicas Vampirescas da Anne Rice. Nele o vampiro Louis conta sua história a um jornalista, que resolve publicá-la. O Filme foi lançado em 1994 e tem Brad Pitt e Tom Cruise no elenco. Muitos dizem que, apesar do filme ser bom, não se compara a obra literária.


12. Orgulho e Preconceito


Jane Austen escreveu Orgulho e Preconceito antes mesmo de completar 21 anos de idade, o livro conta a história de Elisabeth Bennet e Fitzwilliam Darc. Faz uma crítica direta a sociedade inglesa do século XVIII. O Filme é dirigido por Joe Wright e conta com a atuação de Keira Knightley e Matthew Macfadyen nos papéis principais.




11. As Crônicas de Nárnia

Baseado na Obra de C.S. Lewis, As Crônicas de Nárnia teve seu primeiro filme, 'O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa' lançado em 2005 e conta a história dos irmãos Lúcia, Susana, Edmundo e Pedro que, em uma de suas brincadeiras, descobrem um guarda-roupa mágico, que leva quem o atravessa ao mundo mágico de Nárnia.

10. A Bússola de Ouro

Este é o primeiro livro da Trilogia Fronteiras do Universo, que conta também com os volumes A faca Sutil e A Luneta Âmbar. O autor, Philip Pullman, apresenta uma história cheia de fantasias e mistérios. O filme foi lançado em 2007, como não teve bons números de bilheteria nos Estados Unidos, provavelmente não contará com uma sequência cinematográfica.

9. Os delírios de Consumo de Becky Bloom

O filme foi lançado em 2009. A atriz Isla Fisher da vida a querida personagem Becky Bloom. Como toda adaptação, houve algumas mudanças em relação ao livro. A principal delas é que o filme se passa nos Estados Unidos ao invés de ser na Inglaterra, porém, assim como no livro, a diversão é garantida.


8. O diário de Bridget Jones

Comédia escrita por Helen Fielding, conta a história de Bridget, uma mulher de 32 anos que anota sua vida em diário. Ela está dividida entre dois homens: um bonito e garanhão e o outro certinho e ajustado. Lançado em 2001, o filme foi um sucesso de bilheteria, e conta com uma continuação cinematográfica: Bridget Jones no Limite da Razão.

7. Querido John


O escritor Nicholas Sparks [quer ganhar 5 livros + marcadores personalizados? Clique aqui] teve diversas obras adaptadas para o cinema, como Diário de Uma Paixão, Um Amor Para Recordar e A última Música. O filme de Querido John traz Amanda Seyfried e Channing Tatum como protagonistas.





6. Alice no País das Maravilhas

Alice no País das Maravilhas, filme dirigido por Tim Burton, é inspirado no clássico de Lewis Carrol e narra as aventuras da travessa Alice em outra dimensão. O filme foi lançado em 2010 com Anne Hathaway, Helena Bonham Carter e Johnny Depp no elenco.



5. Como Treinar Seu Dragão

Adaptação do livro infantil de Cressida Cowel, o longa que foi lançado em 2010, conta a história de Soluço. Ele é um viking adolescente que não combina muito bem com a longa tradição de sua tribo de heróicos matadores de dragões. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando encontra um dragão que o desafia a encarar o mundo a partir de outro ponto de vista.

4. O Senhor dos Anéis

O primeiro volume literário, A Sociedade do Anel, foi publicado em 1954. Somente em 2001 – 2003 foram lançadas a trilogia cinematográfica. Os filmes foram filmados simultaneamente, e estão entre os recordes de bilheteria mundial, além de terem acumulado um total de 17 Oscars.

3. Shrek 
Todos vocês conhecem a história do Shrek, um ogro solitário que vive em um pântano distante e vê, sem mais nem menos, sua vida ser invadida por uma série de personagens de contos de fada. O que, talvez, vocês não saibam é que a animação é inspirada no livro de William Steig, que possui o mesmo nome do filme.


2. Crepúsculo

O segundo lugar vai para: Crepúsculo! Não poderia deixar de colocar a série Twilight. Os filmes são baseados nos famosos livros escritos por Stephenie Meyer que tornaram-se um sucesso mundial.



1. Harry Potter

Com uma ótima direção, os filmes despontam como as melhores adaptações de filmes baseadas em livros, recebeu uma totalidade de 9 indicações ao Oscar e, assim como O Senhor dos Anéis, mostra que super produções também podem ser de grandes adaptações literárias. Assim como a série de livros, a sequência de filmes do bruxo Harry Potter é um sucesso total, recordes de bilheteria e merece estar no primeiro lugar.


Agora eu quero saber: Quais são as suas adaptações cinematográficas favoritas? 
Não deixem de me contar!
 

19 comentários:

  1. que legal!
    estou lendo a mulher do viajante do tempo e adorando!
    não sabia que sherek tinha livro!
    com certeza, são os melhores filmes!
    beijos,
    mari
    www.baunilhacomcafe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa adorei o post ;* Coraline, já assisti o filme, e confesso fiquei viciada em um desenho animado 'Haha, o livro ainda não tive oportunidade de ler ;/ Como Treinar Seu Dragão, igualmente, cadê tempo, para mim ler todos esses livros ? :O 'Haha. Ah, e sem dúvida o primeiro lugar tem que ser de Harry Potter >.<

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  3. Harry Potter e Senhor dos Anéis!

    ResponderExcluir
  4. Haary Potter e O Senhor do Anéis. Aliás, prefiro o filme do Senhor dos Anéis do que o livro. Não consegui ler o livro inteiro, Tolkien descreve muito bem, mas é muito cansativo. Melhor ver o filme. Adorei o post!

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  5. Caraaa, muito PHOOODAA o post, ADOREI!

    Eu já vi o filme Te Amarei Para Sempre e é simplesmente perfeito! *-* Um dos meus preferidos. Nunca assisti Caroline e vi Entrevista Com Um Vampiro e confesso que nao gostei muito, apesar das atuações do PItt e Cruise. Eu quero ler e assistir ao filme Orgulho e Preconceito e eestou na luta para ler o ultimo livro do Senhor dos Aneis, por tanto, nao assisti aos filmes ainda, e estou tetando resistir ao maximo!! hdsuhdushds

    Nunca vi 9. Os delírios de Consumo de Becky Bloom e Diario de Bridgi Stone, nem li os livros, mas sou COMPLETAMENTE apaixonada por QJ, tanto faz se é livro ou filme! Adoro os dois!

    E apesar das pisadas na bola, HP sempre será meu eterno amor! ♥

    hdsuhdushds

    Falei demais! Bem é isso... adorei mesmo o post! :)

    Beijos da Rapha! :*

    ResponderExcluir
  6. Olá, Camila!!
    Vim retribuir a sua visita ao meu blog, e dizer que gostei muito da sua lista de 15 melhores filmes baseados em livros.
    Não assisti a todos os filmes mencionados, mas sei que foram adaptações de livros e ainda pretendo assistir com certeza.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  7. Ahh
    amei sua lista Camila,
    alguns eu ainda nem assisti mas achei super valido... Amo o SDA e tb a serie Crespusculo, mesmo que todo mundo fale mal ... huahau
    Tb amooo o filme de orgulho e preconceito e As Cronicas de Narnia sempre dão um show de fotografia ^^

    bjs
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  8. Harry Potter é ótimo!!! Eu adoro esse bruxinho!
    Mas, na minha lista, comparando com a sua, o que ficaria em primeiro lugar é Querido John!! Sou apaixonada por John!!rsrsrs

    Tbm gostei muito das Crônicas de Nárnia!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nossa eu simplesmente aaaamo a maioria desse filmes e livros. HP tenho a coleçao toda e amo os filmes. Nossa, o livro de coraline tb eh mt. e eu amo o filme, eh tao legal. aaaamo querido john e sinceramente prefiro o filme. e nossa orgulho e preconceito é perfeito, tanto o filme como o livro. cara amoo taaanto filmes e livros q agoa n estou lembrando d umaa adaptaçao q eu acho q merecia um dos 15 lugares. bjs
    mari
    like-i-like.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Camila :D

    Ótimo post flor *-*

    Respondendo seu comentario: agora sei como é corrido fazer faculdade hehehe
    Eu entendo.. ainda nao tive prova, mas ja to lotada de trabalhos e fico igual uma louca ushaushas
    Ah, chegou?! que bom que goostou ;D
    queria ter mais coisas pra mandar, mas nao tinha ;//

    Flor, vc mora Ribeirao Preto?!
    Essa sexta tem evento literário lá :D
    Acho que vou, vc poderia ir tbm, né?! *-*

    Qnto ao seu post..
    AMEEEI!!
    Nem todos eu assisti..
    E alguns eu nao li..
    Mas vendo assim, na minha opiniao gosto da adaptação Crepusculo, na verdade do Eclipse.
    Achei bem legal!!

    Beeijocas

    ResponderExcluir
  11. To vendo Querido John agora! AUHSUAHU é bem bacana o filme mesmo *-* Nárnia também ficou bacana e Harry Potter é fantástico, não tenho nem o que dizer. Mas tem uns filmes que eles erraram demais e até estragaram. De todo jeito, adorei o post (:

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  12. Da sua lista, eu tiraria HP do 1º lugar (rsrs) e botaria Senhor dos Anéis, sem dúvida. Até pq nunca li nenhum livro de HP, então... rs

    Te Amarei para Sempre é lindo, lindo demais! Como chorei nesse filme (e no livro).

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    http://www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  13. Da lista, vi quase todos mas li apenas Crepusculo. =o

    Antigamente, não era muito de ler... hehe
    Não sabia que Shrek tinha livro! =O

    Orgulho e Preconceito não consegui assistir até metade do filme... boring. iauhauia Me pergunto se gostaria do livro (certamente).

    =**
    Itcultura.com

    ResponderExcluir
  14. Camila, tudo bem?

    Então, para começar, as adaptações de HP eu não gosto de todas. Para mim, a melhor é a última, mas tb gostei das duas primeiras. O restante, detestei.

    Crepúsculo eu tinha amado o livro, mas depois q eu assisti ao filme... perdeu todo o encanto. Os filmes dessa saga são péssimos.

    Eu não sabia q tinha o livro de Sherek! Adorei saber.

    O restante eu não posso opinar. Não li ou não assisti.

    Adorei o post.
    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e lIvros

    ResponderExcluir
  15. Uau! Que top 15 mais recheado! rs'
    De todos estes aí só vi 3 filmes... ;)
    E cá pensando comigo, cairia bem um livro do Sherek, não é? *Ignora se já existe*
    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  16. Amei o post Camila!!!

    Adorei o filme Te Amarei Para Sempre. É muito lindo! Não sabia que tinha o livro.

    Querido John, gostei do filme, pois o final não é tão triste quanto o do livro, entretanto o livro é perfeito!

    Adorei seu comentário na minha caixinha de correio. Muito obrigada!!

    Grande beijooo!!

    Ahh, estou seguindo tu no twitter!

    ResponderExcluir
  17. Oiii Camila... As minhas são: Lua Nova, Eclipse, Romeu e Julieta (versão antiga), Hamlet, Lição de Amor (do livro Desculpe se te chamo de amor)!!!!
    Adorei o post!!!
    bjosssssssss

    ResponderExcluir
  18. não é segredo que sou fanática por HP x) então, eu concordo com você Q ausahusuas

    beijos,
    World Of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  19. Garota amei seu blog
    Mt foofo Xára *--*

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...