sábado, 2 de outubro de 2010

Crítica Literária.

O Morro Dos Ventos Uivantes – Emily Bronte
Pág. 304

Sinopse:  Foi publicado em 1847. Considerado um clássico da literatura inglesa. Uma história de amor amaldiçoado e de vingança. É visto como a mais intensa história de amor já escrita.

Eu, sinceramente, acho esse livro fantástico!
Por diversas vezes enquanto o lia duvidei sobre quem era o 'vilão' e quem era o 'mocinho' da história. Tive dó e chorei pelo Heathcliff em determinadas situações, e em outras tive tanta raiva que cheguei a odiá-lo.
É a história de um amor que passa por todas as fases: platônico, mútuo e impossível. E que no fim, esse amor impraticável se transforma em maldade, dor e sofrimento.
É bom ver a evolução dos personagens conforme os anos vão passando.
Acho que esse é o tipo de livro que brinca com os sentimentos do leitor. É uma leitura cheia de força, que gera tensão. Recomendo a todos!

Nota: 9,0



Noturno – Chuck Hogan e Guilhermo Del Toro
Pág. 464

Sinopse: Um boing 777 chega a JFK ocupando toda a pista. Todas as janelas estão quebradas, luzes apagadas, sem comunicação. Um alerta é enviado para o Dr. Eph Goodweather, chefe de uma equipe que investiga ameaças biológicas. O que ele encontra é de gelar o coração.

Livro um da Trilogia da Escuridão. Antes de ler, muitas críticas diziam sobre a semelhança da narração com um roteiro de filme. Afinal, esse era o projeto inicial do diretor/roteirista Guilhermo Del Toro ao escrever Noturno.
A semelhança a um roteiro é realmente tremenda! Conforme lia, parecia que estava vendo um filme. Conseguia imaginar exatamente como ficaria nas telonas. E isso, é o grande lance do livro, mas também o grande declínio.
Como em qualquer filme, existem altos e baixos na história: Cenas com um misto de aventura e suspense que gera adrenalina no leitor e cenas paradas, que às vezes chegam a ser chatas.
O problema é que, como qualquer filme que foi produzido para ter uma seqüência, o primeiro é muito explicativo. Começa contando a história de cada personagem enquanto alguns acontecimentos paralelos vão sendo criados. (Tente imaginar o primeiro filme do Senhor dos Anéis, até acontecer alguma coisa de legal demora um tempão!)
Mas, existem coisas em particular que eu gostei muito: O livro tem esse desapego a personagens. Você não pode se afeiçoar a nenhum personagem na história, o leitor sabe que eles são frágeis e facilmente acabariam mortos. Essa insegurança dos personagens principais é muito grande, e gera uma tensão tremenda na leitura.
Outro fato que me agradou foi a forma como Guilhermo Del Toro reviveu o vampiro em sua essência. (Sim, a história é sobre vampiros) Uma criatura animal, sem piedade, que assusta, horroriza e mata por prazer. Nada de vampirinhos que se apaixonam e casam.
Um dos fatos que me deixou mais ansiosa para ler o volume dois, com certeza foi o fim. Fiquei espantada e surpresa. Se prepare, se você ler o livro também ficará abalado com o final.

Nota: 7,5



O Dia do Curinga – Jostein Gaarder
Pág. 384

Sinopse: A história de um garoto chamado Hans-Thomas e seu pai, que cruzam a Europa, à procura da mulher que os deixou oito anos antes. No meio da viagem, um livro misterioso desencadeia uma narrativa paralela, em que mitos gregos, maldições de família, náufragos e cartas de baralho que ganham vida transformam a viagem de Hans-Thomas numa autêntica iniciação à busca do conhecimento - ou à filosofia.

Esse é o tipo do livro que significa muito mais do que só aquilo que você está lendo, sabe?
A fantasia e a vida real se misturam na cabeça do Hans-Thomas, chega um ponto em que o leitor não sabe se o que o personagem está lendo é imaginário ou de fato aconteceu.
A forma em que a filosofia é passada é simples e está tão escondida junto a história que o interesse se torna cada vez maior.
Eu nunca tinha lido um livro do Jostein Gaarder (Pois é, nunca li O Mundo de Sofia), achei a forma como ele escreve tão intrigante que não conseguia parar.
Uma aventura maravilhosa, enigmática e super gostosa de ler.

Nota: 7,5


Três Metros Acima do Céu – Federico Moccia
Pág.359

Sinopse: A paixão do mais improvável dos casais, Babi, uma patricinha, e Step, um motoqueiro bad boy.
Entre pegas de moto, festas que varam noites, tatuagens, brigas homéricas, provas desesperadas de afeto e uma tragédia que mudará para sempre suas vidas, Step e Babi vivem uma incrível história de amor, cheia de reviravoltas e sentimentos à flor da pele, aquele tipo de paixão que só pode ser vivida quando se tem dezessete anos e acredita-se que tudo ainda é possível.

 Só uma coisa a dizer sobre esse livro: LINDO!
Ele fala sobre amigos, confusão, pressão dos pais, e o principal, amor.  Que acontece entre duas pessoas totalmente diferentes.
Babi, uma menina rica, certinha e inocente, que vai as festas de seus amigos da alta sociedade, mas a sua única preocupação é tirar notas boas na escola.
Step, um motoqueiro briguento que passa as noites em corridas de moto e arranja confusão por todos os lados.
cena do filme baseado
no livro.
Uma combinação improvável de acontecer.
Mas acontece.
Ambos descobrem o verdadeiro sentido do amor e tentam mudar o seu jeito de ver o mundo.
Muita gente critica a forma de escrita do Federico Moccia, mas para mim ele é perfeito. Três Metros Acima do Céu é uma história de amor envolvente, emocionante, comovente e surpreendente.
Sorri, chorei e me apaixonei por cada parte do livro.
Um dos melhores livros desse gênero que já li!
É muito bom! Vale a pena ser lido e relido.

Nota: 9,5

Camila Lemos.

6 comentários:

  1. Oi Camila!
    Bom, o primeiro livro tah na minha estante, numa filinha básica, sabe? rs
    O segundo, jah tive diversas oportunidades p comprá-lo, mas sempre acabei deixando na estante da livraria... ñ sei pq mas tenho certa resistência.
    O teceiro, bem, nunca tinah ouvido falar dele, bem como o quarto. Se um dia fosse ler um deles seria o último, mas devo confessar q ñ me agrada esse gênero...
    Gostei mt das suas opiniões, poste mais!
    ;)
    Ah, assim q postar o terceiro capítulo de DEstino Íntimo, te aviso, pode deixar! No entanto, receio q vá demorar um pouco mais agora... to meio atolada por aq de trampo...
    bjs***

    ResponderExcluir
  2. Camila, ótimas sugestões de leitura!!! Tenho mtas sugestões!!! =]

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Postei o terceiro cap de DEstino Íntimo, aguardo seu coment!
    ;) bjs***

    ResponderExcluir
  4. Oi Mi!!
    Já tem vários posts :) Gostei das críticas, não me lembro se já tinha falado de Noturno pra mim, mas..vampiros?! Fiquei curiosa. Me interessei pelo primeiro. Esse fim de semana vou comprar um, to sentindo falta.
    Depois volto pra ler os contos e comentar, que agora tá ficando tarde.
    Continua animada com o blog pq é mto bom poder compartilhar seus pensamentos com todos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Camilinha, vc sempre uma gracinha!!
    Com certezaa vou postar, atualizo sempre!!

    paolinhapolita@hotmail.com
    Adiciona!!

    Bjooos

    ResponderExcluir
  6. Frescor. Aos falantes >> http://asinusauri.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...